Relações internacionais cap 6 e 7
A reconstrução da Europa, e o entendimento por parte de EUA e URSS que as armas nucleares agora na posse de ambos, poderiam destruir o mundo em caso de guerra entre eles, fez com que a ordem mundial ficasse mais flexível. Uma vez que os países europeus estavam fazendo parte do cenário o capitalismo tendia a se fortalecer e as tensões da guerra fria estavam começando a se dissolver.
Os anos que compreendem de 1969 a 1979 são marcados por intenso jogo diplomático dos países menos desenvolvidos para ter o seu lugar e se afirmar economicamente, nessa época também as duas grandes potencias já levavam suas relações de maneira mais madura o que culminou no Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) a coexistência acaba facilitando vários acordos, e assim criando uma détente nas relações.
Com o momento crescente que vivia o capitalismo, países da Ásia da África e também da América latina estavam tentando se auto determinar, tentando mostrar que a dependência entre eles e os países desenvolvidos poderia ser repensada e discutida de maneira leal para ambos. Criando uma visão igualitarista puramente ilusória. Nesse período existiu também uma forte crise econômica, que atingiu com força a economia norte americana provocando uma desconfiança quanto a importância do seu papel para a economia, e alguns países que adotaram moldes de desenvolvimento com base no endividamento externo como o Brasil, viram seus recursos serem consumidos pelas altas taxas de juros agora praticadas para tentar equilibrar