relações entre trabalho e educação
OSTTC
Tópico: Avaliação
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina de OSTTC, do NF7 do Curso de Pedagogia, sob a orientação da prof. Ana Godinho.
Belo Horizonte
Faculdade de Educação/CBH/UEMG
2015
Avaliação para entregar até o dia 4/7 (individual ou em dupla)
1. A partir da leitura do artigo do Saviani e das apresentações dos grupos, quais relações entre trabalho e educação foram estabelecidas ao longo da História e como isso influencia a educação brasileira?
2. Em sua opinião, qual (is) a(s) contribuição (ões) dos estudos desta disciplina para a sua formação como pedagogo ou pedagoga?
1- As relações entre trabalho e educação no Brasil, mais especificamente a partir do processo de reformas e mudanças ocorridas nas últimas décadas demonstram que a educação, de modo geral, historicamente vem se organizando de acordo com as necessidades apresentadas pelos modos de produção do setor produtivo capitalista assumindo, com isso, características bastante semelhantes às desenvolvidas no âmbito econômico. As leituras realizadas nos indicaram que o tema sobre trabalho e educação no Brasil para ser compreendido de forma mais ampla e dialética precisa ser situado no contexto político, econômico e social de mudanças bem como no reordenamento das relações sociais estabelecidas em diferentes períodos.
2- Entender como se inicia as relações do trabalho que começa na formação do individuo através da escola, auxilia o pedagogo e repensar sua pratica educativa e refletir sobre as questões do modelo de aluno que esta se formando. Na era atual e quase impossível não se prender as relações entre sociedade e trabalho, porém de forma reflexiva, o trabalho pode não ser escravizador. O pedagogo consciente dessas questões, através da disciplina de OSTTC, pode não conseguir mudar o mundo, mas pode incentivar o senso reflexivo dos seus alunos, afim de que eles possam romper com os paradigmas de