RELAÇÕES ENTRE CORPO E GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Rayane Cristina Félix Tavares1
RESUMO: Neste texto serão apontadas as relações existentes entre o corpo como instrumento de interação social e o gênero dentro da Educação Física Escolar. O conceito de gênero pode ser definido simplificadamente como o resultado do conjunto de características comportamentais determinadas socialmente ao homem e a mulher. Essas características foram construídas social e historicamentem, porém já estão incorporadas de tal forma na sociedade que já são vistas como “naturais” aos indivíduos do sexo masculino e/ou feminino. A relação que a educação física tem com o corpo, faz com que ela reforçe de forma mais explicita a separação feita entre os meninos e as meninas. O texto foi redigido a partir de uma revisão de literatura e tem como objetivo trazer as relações existentes entre corpo, gênero e educação física.
Palavras-chave: Corpo, Gênero, Educação Física
INTRODUÇÃO
Debater questões de corpo e gênero na educação física é tentar desconstruir uma visão biologicista presente na mesma, desde o seu surgimento até os dias atuais. Seu caráter militar e eugenista, fruto da calistenia e de políticas de prevenção e manutenção da saúde mostram, em acordo com Dinis e Lima (2007) , que a educação física sempre teve como preocupação a descoberta do funcionamento do organismo, sua melhor utilização de energia e os métodos de mantê-lo mais saudável. Desta forma, não é dificil de se imaginar que concomitante a isso, ela sempre buscou desenvolver meios para separar, medir, quantificar, avaliar e julgar os corpos.
Podemos dizer que quanto ao gênero, as suas práticas sociais estão ligadas aos corpos. Ele se funde à sexualidade do corpo, estando uma dependende da outra. Ou seja, é de acordo com o sexo que se determina quais características de gênero deverão ser assimiladas. A partir dessa pré-determinação, é construida então uma identidade. Diante