Relações com a Comunidade, do livro Curso de Relações Públicas do autor Cândido Teobaldo de Souza Andrade.
Relações Públicas do autor Cândido Teobaldo de Souza Andrade.
O capitulo trata da relação da empresa com a comunidade, ou seja, a vizinhança, proximidade.
Existem fatores negativos e positivos que podem condicionar essa relação, tanto ruídos, poluição, como geração de emprego. Uma instituição ao se instalar em certa localidade, deve viver como parte integrante da comunidade, mantendo os bons contatos, uma relação de espiritualidade entre a família dos funcionários e as famílias da localidade. Além do relacionamento com as outras instituições presentes na comunidade (igreja, escola, etc.), que são importantes e de grande influência.
Para um profissional de Relações Públicas, esse é o melhor momento para por em pratica o seu programa, trabalhando na satisfação dos empregados, devido as melhores condições de vida na comunidade e o bem estar de todos. Gerando o progresso da indústria com crescimento, também, da comunidade e fazendo com que a mesma reconheça a identificação da empresa com todos.
O conhecimento deve ser mútuo, a empresa deve fazer pesquisas sobre a comunidade para determinar a língua de um futuro diálogo; utilizar todos os meios de comunicação. Existem também as atividades que o RP deve realizar com a comunidade, eis alguns exemplos :
“politica de portas abertas”; reuniões com os líderes da comunidade; contribuições para instituições de caridade e auxílio a clubes esportivos e outras organizações recreativas e comemorações de eventos especiais.
Portanto toda empresa deve estabelecer e manter relações com as comunidades onde estejam localizadas, tendo mútua compreensão e cooperação entre as entidades, autoridades,associações e