Relação ser humano e tecnologia
FAPI – Faculdades de Pinhais
A RELAÇÃO SER-HUMANO E TECNOLOGIA
Aluno 1
Aluno 2
Aluno 3
Aluno 4
Aluno 5
ANDIRÁ – PR
2009
A RELAÇÃO SER-HUMANO E TECNOLOGIA
O mundo atual, moderno e globalizado, dispõe infinitamente de facilidades e utopias tecnológicas que abrangem cada dia mais o universo humano. Desde 1879, quando Thomas Edson inventou a lâmpada e, no ano seguinte, a distribuição da eletricidade, as invenções mais engenhosas não pararam de surgir. É intrigante pensar que a televisão, que hoje faz parte do lar de qualquer família pelo mundo afora, só foi inventada há um século atrás em meados de 20.
Por mais incrível que pareça ser, as tecnologia atingiram um salto enorme no século XIX, começando com o rádio em 1901 por Guglielmo Marconi até à Internet em 1990 por Tim Berners-Lee. O que seria do mundo hoje sem internet? Fato é, que, há míseros vinte anos atrás, as pessoas sequer sonhavam com esta rede de comunicações ultra rápida. E, apesar de muita resistência no início, hoje, todos concordam que a Internet é uma importante ferramente de trabalho e comunicação.
É extramente compreensível presenciar uma cena de rejeição às novas tecnologias, visto que as máquinas estão, de certa forma, ocupando posições humanas, e ainda, que determinados filmes de ficção cientíca constantemente prevêem uma rebelação tecnológica contra os seres humanos, onde, na maioria dos casos, o homo sapiens é exterminado pelos computadores.
Contudo, é imprescindível analisar as várias facetas desta situação. Johnny Virgil (mestre em Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), em seu artigo Síntese da relação da tecnologia com o ser humano e a sociedade, estabelece um interessante paradoxo:
“Se, por um lado, as tecnologias eletrônicas de informação e comunicação se revelam uma característica dominante na contemporaneidade, por outro, a sua presença