Relação família e escola
Resumo Atualmente a relação família-escola é o principal tema em destaque na discussão sobre o alcance do sucesso escolar dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. A construção da parceria enquanto uma relação de cooperação entre as instituições família e escola, implica em colocar-se no lugar do outro. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, em que a escola possa criar espaços de reflexão e experiências de vida numa comunidade educativa, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições. Diante desse contexto, realizamos uma pesquisa de campo e bibliográfica que se definiu como objetivo geral desse artigo argumentar, com base nos estágios realizados, sobre a importância da interação família e escola, e como objetivos específicos: analisar o papel da família na educação dos filhos; enumerar os fatores que exercem maior influência na interação entre a família e a escola; descrever o papel da escola no processo de interação com a família.
Palavras- Chave: escola, família, alunos, aprendizagem.
Introdução
A escola e a família, tal qual as conhecemos hoje, são instituições que surgem destinadas ao cuidado e educação das crianças e jovens. Na verdade, à escola coube a função de educar na medida em que o tempo e a competência da família eram considerados escassos para o cumprimento de tal tarefa.
Nunca na escola se discutiu tanto quanto hoje assuntos como falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos alunos. Nunca se observou tantos professores cansados, estressados e, muitas vezes, doentes física e mentalmente. Nunca os sentimentos de impotência e frustração estiveram tão marcantemente presentes na vida escolar.
Por essa razão, dentro das escolas as discussões que procuram compreender esse quadro tão complexo e, muitas vezes, caótico, no qual a educação se encontra mergulhada,