Relação entre as emoções despertadas pela musica e a escolha do curso pelos alunos da Fatec Rio Preto
1.1. Música
“A música é considerada a linguagem das emoções” (COOKC, 1959) e está presente na vida da maioria dos estudantes da FATEC Rio Preto. “É promotora de mudanças emocionais” (JUSLIN e ALOBODA, 2010) de acordo com a variação dos gêneros musicais.
“A música tem intenção de provocar algum tipo de reação no ouvinte como tristeza, nostalgia, tranqüilidade ou alegria” (SPIRO, 2010). Desde que provoque algo, está cumprindo seu papel.
“Inicialmente a música era tida como um estímulo que melhorava o desempenho em determinadas tarefas” (RAUCHER apud SPIRO, 2010) e hoje é “significativa na promoção do bem-estar mental e físico” (BLOOD e ZATORRE, 2001).
“Schullian e Schoem (2014) explicam que há evidências de que a música pode levar a mudanças de estado de espírito pela alteração da química corporal e do equilíbrio dos eletrólitos.” “Tem sido demonstrado que os efeitos da música alteram a energia muscular e promovem ou inibem o movimento corporal” (LAURITZEN, 2011).
1.1.1. O que define a preferência musical?
“O gosto musical é influenciado pelos pais” (Barker, 2014). Os pais sempre influenciam de alguma maneira certos aspectos da vida dos seus filhos, tais como nos modos, nos gostos, nos valores, nas atitudes etc. Estudo realizado por Neves (2015), pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) mostrou que os pais participam ativamente da formação do gosto musical de seus filhos: “77,7% dos jovens entrevistados dizem ter sido influenciados pelos pais no gosto musical” (NEVES, 2015).
Os cientistas sugerem que, no início da puberdade, algo como 10 anos de idade, você começa a experimentar diferentes músicas. Com um pouco mais de idade, digamos, 12 anos, você começa a escolher o que realmente agrada seu gosto musical. E aos 14 anos, praticamente tudo que você já escolheu como boa música se torna sua preferência. (ALMEIDA, 2013).
O que define a preferência musical não é somente a influência dos pais. Existe outro fator que contribui para a