RELAYOCDKN
1003 palavras
5 páginas
CONVITE À FILOSOFIA – MARILENA CHAUÍ A ORIGEM DA FILOSOFIA (CAPÍTULO 01)Douglas Willians da Silva dos Santos¹.
RESUMO: Neste primeiro capítulo, a autora Marilena Chauí, dá uma breve introdução sobre a origem da filosofia no mundo, falando pouco a pouco, sobre seus primeiros precursores que ainda hoje, mantêm seu destaque em todo o mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Filosofia; História; Conhecimento;
INTRODUÇÃO: Com toda a certeza, a Filosofia é de grande importância para o mundo, afinal, foi por meio do desenvolvimento da mesma que obtemos respostas que antes eram “cobertas” pelo sobrenatural, divino, mas que agora, busca a lógica na realidade, por meio de dúvidas, perguntas e respostas, construindo métodos que nos possibilitam respostas muito mais próximas da realidade.
MATERIAIS E MÉTODOS: Leitura e interpretação do primeiro capítulo do livro “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí.
DESENVOLVIMENTO: De acordo com as sábias palavras de Marilena Chauí, a palavra Filosofia é um termo grego, que significa “Amizade pela Sabedoria, Amor e Respeito pelo Saber”, bem como, que o Filósofo significa “O que ama a Sabedoria, tem amizade pelo Saber, deseja Saber”. Tal termo “Filosofia” foi criado pelo filósofo grego Pitágoras de Samos (século V, a.C.), ao afirmar que a sabedoria plena pertence aos deuses, mas que os homens poderiam desejá-la e amá-la, tornando-se desta forma, Filósofos. A autora ainda relata que os povos antigos poderiam sim possuir conhecimento, sabedoria e até mesmo o próprio desenvolvimento, mas os mesmos não eram filósofos, pois certas formas de pensar e exprimir o pensamento, por exemplo, são totalmente diferentes das características desenvolvidas por povos de certas culturas, mostrando uma espécie de “identidade” aos verdadeiros filósofos, os diferenciando dos demais pensadores existentes. A autora sabiamente comprova a respectiva tese mencionada no parágrafo anterior comparando o pensamento chinês com o pensamento de Pitágoras, onde o