Relatórios
Procedimento 1: Identificação das fases no sistema água – etanol – gasolina.
Foram separados 9 tubos de ensaio, 3 para cada teste e enumerados. No primeiro teste, colocou-se água no tubo nº 1, água e iodo no tubo nº 2 e água e KMnO₄ no tubo nº 3. No segundo teste, colocou-se no tubo nº 1 gasolina, no tubo nº 2 gasolina e iodo e no tubo nº 3 gasolina e KMnO₄. No terceiro teste, colocou-se água e gasolina no tubo nº 1, no tubo nº 2 foi colocado água, gasolina e iodo e no tubo nº 3 água, gasolina e KMnO₄.
No teste 1 foi observado que a gasolina não se dissolve em água, pois compostos semelhantes dissolvem compostos semelhantes.
No teste 2 o iodo coloriu apenas a gasolina.
No teste 3 o KMnO₄ coloriu apenas a água.
Procedimento 2: Quantificação do etanol na gasolina através de uma análise absoluta.
Foi adicionado cerca de 20 mL de gasolina à proveta e registrado o volume final obtido no valor de 17 mL. Em seguida, adicionou-se cerca de 20 mL de água na proveta e registrou o volume de 37 mL. A mistura heterogênea foi agitada com um bastão de vidro durante um minuto e após a nítida separação das fases foi registrado o volume de 23 mL de água. Foi calculada a porcentagem de etanol presente na gasolina a partir do aumento do volume da fase aquosa no valor de 14,70%.
Procedimento 3: Quantificação de etanol na gasolina através de uma análise comparativa. Da solução água – etanol obtido no experimento anterior, foram retirados 20 mL com auxílio de uma pipeta volumétrica, determinou-se a massa utilizando uma balança analítica e a partir desses dados foi calculado o valor da densidade encontrando 0,873 g/mL