relatóriooooo
1114 palavras
5 páginas
FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
QUÍMICA INORGÂNICA II
PREPARAÇÃO E PROPRIEDADES DAS BASES
ÂNDRIA VON BOROWSKI
GABRIELA METZ
ISADORA BORGES
TAMIRES MORIGI
1212- GRUPO 8
Professora : Simone Rempel
Auxiliar de ensino: Aline Sousa
Novo Hamburgo, 10 de abril de 2015.
OBJETIVOS:
Obtenção de bases através de adição de óxidos básicos e água e reações de dupla troca entre bases e sais;
Observação da reação das bases frente aos indicadores ácido-base;
Identificar como se procediam as reações;
Parte 1:
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A reação entre uma solução de hidróxido de sódio com uma solução de sulfato cúprico pode ser representada pela seguinte equação:
2NaOH(aq) + CuSO4 Na2SO4(aq) + Cu(OH)2(s) , que forma uma base chamada hidróxido de cobre II, um sólido gelatinoso azul pálido. Ao aquecer a resultante dessa reação, observa-se o precipitado do sistema heterogêneo que era azul, se tornar preto. Essa reação pode ser representada pela seguinte equação:
Cu(OH)2 CuO + H2O.
CÁLCULOS E RESULTADOS:
Ao adicionar 2 mL de solução de hidróxido de sódio e 2 mL de solução de sulfato cúprico em um tubo de centrífuga e agitar, observamos um sistema heterogêneo com precipitado de cor azul, cuja reação pode ser expressa com essa equação:
2NaOH(aq) + CuSO4 Na2SO4(aq) + Cu(OH)2(s) . A base que resultou dessa reação, a qual é o precipitado da reação, foi o Hidróxido de cobre II: Cu(OH)2(s), um sólido gelatinoso azul pálido. Após centrifugar por 1 minuto e aquecer o tubo em banho Maria observou-se a transformação de um precipitado de cor azul para um precipitado de cor preta. A equação da reação observada após o aquecimento pode ser demonstrada da seguinte maneira:
Cu(OH)2 CuO + H2O.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que a mistura entre uma solução de hidróxido de sódio com uma solução de sulfato cúprico resulta em um sistema heterogêneo com precipitado azul