relatoriooooo
1744 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESCDEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TRCNOLÓGICAS – DCET
CURSO: QUÍMICA BACHARELADO
A cinética química do alumínio
GEORGE MENEZES DE LIMA
LEONARDO ARAÚJO ROSA RIBEIRO
ILHÉUS – BAHIA
2014
GEORGE MENEZES DE LIMA
LEONARDO ARAUJO ROSA RIBEIRO
A cinética química do alumínio
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina Química Geral 2.
Professor: Dr. Daniel de Castro Lima
ILHÉUS – BAHIA
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. MATERIAIS E METODOLOGIA 6
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 8
5. CONCLUSÃO 10
1. INTRODUÇÃO
O alumínio é o metal mais abundante e o terceiro elemento mais abundante, em peso, da crosta terrestre. O metal alumínio é relativamente mole e mecanicamente pouco resistente quando puro, mas torna-se consideravelmente mais resistente quando forma liga com outros metais. (LEE,1999)
A cinética química é o estudo das velocidades das reações químicas. A velocidade de uma reação é medida da rapidez com que os produtos são formados ou os reagentes são consumidos. A velocidade das reações químicas são influenciadas por vários fatores que podem ser ou não favoráveis. Em geral, a velocidade de uma reação é determinada: pelas concentrações dos reagentes, pela temperatura e pelas áreas das superfícies de contato com os reagentes. (RUSSEL, 2012)
A concentração está relacionada à quantidade de soluto e de solvente de uma substância. Se a concentração dos reagentes aumenta, aumenta o número de moléculas dos reagentes, aumentando o número de colisões e aumentando também a velocidade da reação. Está associada à Lei Cinética (Lei de Guldber-Waage).
A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as