Relatório
Assunto: AGREGADOS E AGLOMERANTES
1. OBJETIVO
Os procedimentos realizados em laboratório visam proporcionar maior contato com os materiais de construção, bem como consolidar os conceitos teóricos abordados em sala de aula, contribuindo assim para a formação acadêmica dos alunos.
2. ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS
2.1 Massa Unitária dos agregados
A massa unitária é definida como o peso na unidade de volume. Essa propriedade propicia a transformação dos traços de peso para volume e vice-versa. Nesta aula será realizada a medida da massa unitária da areia e da brita, que deverá apresentar variações a serem comentadas no relatório da aula.
2.2 Massa específica dos agregados e dos aglomerantes
A massa específica representa o peso pelo volume real dos agregados. Esta propriedade será utilizada posteriormente para o cálculo do consumo de materiais nos traços de argamassa e concreto.
2.4 Granulometria dos agregados
O ensaio granulométrico permite realizar a classificação dos agregados. No caso dos miúdos em areia fina, média e grossa e no caso dos graúdos em brita zero, um, dois ou três.
A classificação é feita a partir da realização do ensaio granulométrico com um conjunto de peneiras, conforme tabela do anexo 01. Após o ensaio é definido o diâmetro máximo do agregado e calculado o módulo de finura (MF), o qual permite classificar o agregado.
2.5 Finura do Cimento (NBR 11579)
A finura do cimento pode ser um indicativo da qualidade e validade do mesmo. Cimento mal armazenado tende a ‘’empreender’’ tornando-se impróprio para o uso. Além disso, a finura esta diretamente relacionada ao poder de reação do cimento com a água.
Por esta razão as normas estimam valores mínimos para a finura de cimento, que podem ser verificados através do procedimento de peneiramento de 50g de cimento, na peneira número 200 (0,075mm).
Considerar como fator de correção da peneira o valor de 0,95.
3. Elaboração do Relatório
As aulas