relatório
Em uma aula pratica de laboratório ministrada no dia 16/09/2014, forma apresentados alguns tipos de indicadores (Tornassol azul, tornassol vermelho e indicador universal.).
Executamos diversas tarefas no laboratório para serem utilizadas de forma que aprendêssemos como utilizar os indicadores em bases e em ácidos.
Nesse trabalho explicaremos alguns experimentos utilizando os materiais, mostrando também a comparação entre cada indicador, para definir quais devem ser usados em meio ácido ou base suas reações e como utilizar o indicador universal.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1. PIPETA GRADUADA
Instrumento preciso que nos permite a transferência quantidades de volumes diferentes, que se medem através da escala existente em seu corpo.
2. PERA DE SUCÇÃO
As peras de sucção também são conhecidas como pipetadores por 3 vias. São indicados para auxiliar na sucção de líquidos em pipetas. São feitos de borracha e apresentam 3 válvulas com esferas que podem ser de vidro ou de aço inox. Outro instrumento que apresenta a mesma função que a pera de sucção é o pipetador em plástico desmontável.
3. TUBOS DE ENSAIO
Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. O diâmetro da abertura geralmente fica entre 1 e 2 centímetros, e 5 a 20 cm de comprimento. Geralmente possui uma borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente.
4. TORNASOL VERMELHO E AZUL
Tornassol azul é um indicador solúvel em água extraído de certos liquens. Torna-se vermelho em condições de baixo ph,ácidas, e azul em condições de alto ph, básicas.
O papel de Tornassol vermelho é utilizado para se determinar se uma solução é básica (ph > 7,00). Colocando-se uma gota de uma solução básica sobre o Tornassol vermelho, este irá mudar de cor para azul.
5. INDICADOR UNIVERSAL
Indicador universal é uma