Relatório
Ciências e Tecnologias
Geologia
Resumo
Realizou-se esta atividade no âmbito da disciplina de Geologia, com o intuito de observar e anotar os diferentes tipos de marcas de água e a sua relação com os locais de captação.
Para a realização desta atividade observaram-se rótulos de garrafas de água, de diferentes marcas e procedeu-se ao registo dos iões de cada garrafa.
A finalidade deste trabalho é a observação das diferenças iónicas, de águas de diferentes marcas e nascentes.
INDICE
Introdução
1
Material
4
Procedimentos; Resultados
5
Discussão
6
Conclusão
8
Material de apoio
9
Introdução
As águas disponíveis para consumo do Homem não são todas iguais, podendo ser agrupadas em três tipos diferentes:
- Águas Minerais Naturais;
- Águas de Nascente;
- Outros tipos de águas consumíveis.
As águas minerais naturais encontram-se no subsolo a grandes profundidades. São sistemas de água sem elementos de poluição e a sua composição química é totalmente natural, sendo provocada pela interação água/rocha, possuindo oligoelementos benéficos à vida humana.
Têm por isso uma composição química específica, mantendo as suas características ao longo do tempo.
Mas as águas minerais naturais não são todas iguais. Para além de possuírem características químicas e paladares distintos, algumas águas minerais naturais possuem gás natural. São as chamadas águas gasocarbónicas. Para preservar todas as suas qualidades e pureza, o engarrafamento das águas minerais naturais só pode ser efetuado no local da captação.
A diferença das águas de nascente em relação às águas minerais naturais é precisamente o tempo de circulação no subsolo, o qual é mais curto. Decorrente do curto período de circulação subterrânea, a presença de sais minerais nas águas de nascente não é constante ao longo do ano.
As águas não são puras,