relatório
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – TURMA: BN
RELATÓRIO EXPERIMENTAL DE FISICA III
SUPERFICIES EQUIPOTENCIAIS
PROFESSOR: ALEX BOSCO
ALUNA: FLÁVIA CARIUS FERREIRA MATRICULA: C672024
VOLTA REDONDA
2014
Introdução
Neste relatório será demonstrado um experimento para que se possa fazer a verificação de superfícies equipotenciais. Podemos denominar superfície equipotencial uma superfície que possui os pontos com o mesmo potencial elétrico.
Imaginemos um espaço vazio livre de qualquer influência elétrica. Se a este espaço trazemos agora uma carga elétrica, toda a região em volta é perturbada pela sua presença. A essa perturbação chamamos Campo Elétrico. Para detectar essa nova propriedade do espaço precisamos, entretanto, de outra carga. Podemos então dizer: o Campo Elétrico se manifesta na região do espaço que envolve uma carga elétrica. Ao colocarmos outra carga, esta sofre a ação de uma força de atração ou de repulsão. Isso é apenas uma noção qualitativa do campo elétrico. Para caracterizar matematicamente as propriedades adquiridas pela região do espaço na qual colocamos uma carga elétrica, ou seja, para caracterizar essa nova qualidade da região, consideraremos a seguinte situação: imaginemos uma carga elétrica Q. Ela modifica as propriedades elétricas de certa região do espaço, isto é, produz um campo elétrico ao seu redor. Coloquemos em um ponto qualquer desta região que envolve Q outra carga elétrica muito pequena, que chamaremos de “carga de prova” ou “carga de teste”, e que, por conveniência, será positiva. Essa segunda carga sofrerá a ação de uma força .
Definimos então o vetor campo elétrico no ponto onde colocamos a “carga de teste”, como sendo o vetor, Onde q indica a carga de prova, é a força que atua sobre ela e é o vetor campo elétrico no ponto onde se encontra a carga de prova. A direção de um campo para