Relatório
Reação de Benedict
Objetivo do experimento: Caracterizar a presença de açúcares, mais precisamente de açúcares redutores, em material biológico.
Materiais utilizados:
6 tubos de ensaio
Pipetas de 1 mL
Espátula
Banho Maria 100 ºC
Reagente utilizado: água destilda , glicose 0,1M , sacarose 0,1M , açúcar refinado , frutose 0,1M , amido 1% e reagente Benedict.
Procedimentos :
Numerar tubos de 1 a 6 e adicionar a cada tubo, respectivamente:
1) 1mL de água destilada
2) 1mL de glicose 0,1M
3) 1mL de sacarose 0,1M
4) 1mL de frutose 0,1M
5) 1mL de água destilada e acrescentar 1 porção (ponta da espátula) de açúcar refinado.
6) 1mL de amido
Métodos realizados:
• Método 1 – Após realizarmos os procedimentos exigidos foi adicionado em todos os tubo de ensaio 0,5 mL do reagente de Benedict.
• Método 2 – Em seguida incubamos os tubos de ensaio em banho Maria a 100º C pelo tempo estimado de 5 minutos.
Resultados observados:
• Resultado 1 – Ao observamos o primeiro tubo de ensaio contendo 1 mL de água destilada e 0,5 mL de Benedict observamos que não houve alteração de coloração , experimento utilizado como controle.
• Resultado 2 – Foi observado que os tubos de ensaio cotendo glicose 0,1 mL , sacarose 0,1 mL e frutose 0,1 mL houve alteração de coloração para os tons vermelhados pois são derivados do açúcar. Sendo glicose e frutose monossacarídeos e sacarose dissacarídeo.
• Resultado 3 – No quinto tubo de ensaio onde continha 1 mL de água destilada e 1 porção de açúcar refinado e o reagente Benedict observamos que não ocorreu grande alteração de coloração , pois há pouco monossacarídeos , não permitindo grandes mudanças.
• Resultado 4 – Observamos que no sexto tubo onde continha 1 mL de amido não houve alteração de cor , pois ele é um carboidrato de cadeia maior , dificultando a alteração de coloração quando adicionamos o reagente em discussão.
Discussão:
Com o decorrer do experimento e dos