relatório
A aula prática realizada dia 05/07/14, abordou o assunto de Tonicidade química, onde define-se sendo uma solução que está contida em uma membrana com permeabilidade seletiva (são permeáveis ao solvente da solução, mas impermeáveis a determinados solutos). Podemos comparar a tonicidade de soluções como sendo Hipertônica, quando o meio extracelular possui tonicidade maior em relação ao meio intracelular; Hipotônica, quando o meio intracelular possui uma tonicidade maior do que o meio extracelular; e Isotônico, quando os dois meios possuem a mesma tonicidade. Entre essas soluções ocorre o fenômeno conhecido como osmose, que é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
OBJETIVOS
O objetivo da aula experimental realizada foi comparar os resultados de no total 6(seis) experimentos, cada um contendo diferentes tipos de soluções, comprovando-se assim o funcionamento e diferenças das soluções hipertônicas, hipotônicas e isotônicas.
MATERIAL
Os materiais utilizados na aula experimental foi: Pregador, Pipeta, Proveta, Piceta e uma “Membrana Biológica”.
METODOLOGIA
INTRACELULAR EXTRACELULAR 1. NaCL H2O 2. AÇUCAR H2O 3. H2O NaCL 4. H2O AÇUCAR 5. NaCL NaCL 6. AÇUCAR AÇUCAR
Cada equipe deveria encher a “membrana biológica” com a solução intracelular, logo em seguida colocar a pipeta dentro da membrana e veda-la, verificando-se que a pipeta não esteja encostando no fundo da membrana. Depois colocar a “membrana biológica” dentro da proveta contendo a solução extracelular, e a cada 5(cinco) minutos notar quantos traços da pipeta aumentou, diminuiu ou permaneceu. O resultado final de cada grupo