Relatório
FASU- FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Análise Experimental do Comportamento II
Nome:Carla e Amanda Luque Sujeito nº 13
Exp. nº 2: Esquema de Reforçamento Intermitente em Razão Fixa Relatório nº 2- 1º Semestre Março/Abril- 2014 3º Termo - Noturno
Garça/ São Paulo
2014/ 01º Semestre
Resumo
O experimento de Esquema de Reforçamento Intermitente em Razão Fixa consiste em nos demonstrar que não é necessário que haja o reforçamento com água a cada e todas as respostas de pressão à barra. Ao contrário das anteriores atividades, se reforçarmos com água a cada resposta, haverá mais resistência à extinção.
Palavra Chaves: Comportamento. Reforçamento. Razão Fixa.
1. AVALIAÇÃO DO REPERTÓRIO INICIAL DO SUJEITO / Esquema de Reforçamento Intermitente em Razão Fixa
Este exercício tem como objetivo de mostrar que já não é mais necessário reforçar com água à cada resposta de pressão à barra (PB). Estaremos tentando fazer com que o indivíduo apresente 25 respostas antes de liberarmos uma gota de água.
2. OBJETIVOS
2.1 Geral
Avaliação e observação inicial do comportamento de um sujeito que já está apto para demais experimentos.
2.2 Específicos
O objetivo do experimento de esquema de reforçamento intermitente em razão fixa, é demonstrar que não é necessário reforçar com água a cada e todas as respostas de pressão à barra.
3. MÉTODOS
3.1. Sujeito
No exercício do laboratório foi utilizado um rato de sexo masculino da linhagem Whistar, espécie Rattus norvégicus, pesando aproximadamente 282 gramas com aproximadamente 10 meses de idade,