Relatório
No laboratório do dia 03 de março de 2011, foram analisadas as densidades de diferentes substâncias, tanto sólidas quanto líquidas. A metodologia utilizada para se obter as análises foi simples e eficiente, sendo feita a partir da pesagem dos materiais e, por diferenciação de peso e volume, determinamos suas densidades. Durante a prática, concluímos que a propriedade intensiva em questão é precisa e específica da matéria, tendo como objetivo sua caracterização.
2. Revisão de Literatura
Propriedades:
Vê-se em sala de aula que para reconhecermos a matéria, necessitamos saber suas propriedades físicas e químicas. As químicas estão ligadas a alterações que transformam substâncias em outras e dizem respeito a forma de reagir de cada substância, ou seja, correspondem a transformações de moléculas ou agrupamentos atômicos em outros tipos de moléculas ou agrupamentos atômicos, processo que não ocorre em fenômenos físicos. Dentre as propriedades físicas, existem duas categorias: Extensivas e Intensivas, na qual a primeira abrange propriedades dependentes do tamanho das amostras da matéria, assim como o volume e a massa. Já a segunda independe desses fatores, sendo constituída pela densidade, ponto de fusão e ebulição, elasticidade, viscosidade, resistividade elétrica, entre outras.
Densidade:
A densidade é uma constante física que envolve outras grandezas Extensivas, tais como Massa e Volume. É a razão entre a massa e o volume.
Onde: Grandezas no S.I.:
D = Densidade Massa: Quilograma (kg) m= Massa Volume: Metros Cúbicos (m³) v= Volume Densidade: Quilograma por Metro Cúbico (kg/m³)