Relatório
O relatório é o documento através do qual faz-se o relato da forma como realizou-se um determinado trabalho. O objetivo é comunicar (transmitir) ao leitor a experiência acumulada pelo autor na realização do trabalho e os resultados que obteve.
TIPOS DE RELATÓRIO
Há relatórios que são parciais (quando as atividades são apresentadas por etapas) ou conclusivos (também poderiam ser chamados de finais). Há os que exigem argumentatividade por parte de quem os elabora e os que simplesmente relatam uma constatação. Há os simples e os que trazem maiores detalhes. E, também, englobam entre os relatórios os que são elaborados por apenas uma pessoa e os que podem ser feitos em equipes.
Existe uma infinidade de tipos de relatórios. Eles podem ser administrativos, escolares, técnico-científicos, comerciais, de inquérito, de viagem, de estágio, de visitas, de prestação de contas, de crítica, de síntese, de formação, dentre muitos outros.
Todavia, dentro do universo acadêmico, o mais importante relatório é o de pesquisa.
RELATÓRIO DE PESQUISA
CONCEITO
O relatório de pesquisa é o documento escrito pelo pesquisador, relatando as conclusões (mesmo que parciais) de um trabalho de pesquisa. Portanto, tem dupla função: divulgar informações e servir de registro de um trabalho executado. Visa comunicar e discutir os resultados, considerações e conclusões alcançadas com a execução de um projeto.
O relatório de pesquisa é a tarefa final de um trabalho de pesquisa (ou de uma parte dele), que se inicia com a análise do problema, coleta, tratamento e interpretação das informações.
Convém destacar que, este tipo de relatório deve dar ao leitor uma clara compreensão desses fatos, dados e conclusões. Deve ser um documento por si só explicativo, isto é, a sua leitura deve dispensar esclarecimentos posteriores por parte do pesquisador.
ESTRUTURA
Um trabalho escrito deve aparecer ao leitor como uma entidade uniforme. Deve-se