Relatório
BACHARELADO EM CIENCIA E TECNOLOGIA
QUÍMICA EXPERIMENTAL
Noções básicas de trabalho no laboratório
NATHALIA CADUDA
MÁRCIO JORGE
MARINA HELAINY
MATHEUS DAMON
MAYRON WESLLEY
SÃO LUIS
07 DE OUTUBRO DE 2013
Relatório de Prática Laboratorial
RESUMO: Qualquer trabalho realizado em um laboratório deve levar em consideração fatores que podem interferir na exatidão de um resultado. Um desses fatores está relacionado à medição de volume e massa, que sofrem alteração devido à vidraria utilizada, tensão superficial, interferências geradas pela temperatura, calibração incorreta e erros de paralaxe. Os sucessivos experimentos realizados servem exatamente para evidenciar tais alterações. Foi possível concluir a partir dos experimentos que vidrarias volumétricas, calibradas para somente um valor, e com menores graduações apresentam maior precisão do que as demais.
TÍTULO
Noções básicas de trabalho no laboratório
OBJETIVOS
Realizar medidas de forma precisa e aproximada da água utilizando várias vidrarias e verificando a sua precisão a partir da diferença entre as vidrarias volumétricas e graduadas
INTRODUÇÃO As análises de massa e volume dentro do laboratório apresentam valor aproximado, alguns materiais, entretanto, apresentam maior precisão do que outros. As medidas de volume de valor aproximado são efetuadas em provetas graduadas e, modo mais grosseiro, em béqueres. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão. Os erros de análise volumétrica ocorrem devido a: ação da tensão superficial; dilatação e contração provocadas pela variação de temperatura; calibração imperfeita do aparelho e erros de paralaxe (leitura errada do volume do líquido).
MATERIAIS E MÉTODOS
1. Materiais e