Relatório
Paquímetro e Micrômetro.
Objetivo
Realizar medições em uma bucha e uma esfera, verificando suas dimensões, desvios padrões e valores experimentais respectivamente.
Introdução Esta experiência tem por finalidade levar ao conhecimento de aferições de medidas a fim de se obter valores destinados ao calculo de desvio padrão e incertezas dimensionais, utilizando para a mesma paquímetros e micrômetros na obtenção das amostras. Contudo, o que se espera é o aprimoramento e aplicação das formulas para cálculos amostrais e a comparação de suas incertezas.
Resumo Teórico Desvio Padrão Amostral: É uma medida estatística da dispersão dos dados:
Incertezas: Será representada a partir do desvio padrão amostral. Deve-se contar 1 ou 2 algarismos significativos refletindo a falta de exatidão do valor a ser comparado. Em prática muitos fatores podem levar a não obtenção do resultado esperado, podemos citar como exemplo as condições dos instrumentos utilizados, o não conhecimento e manuseio do operador, erro de leitura, aproximações ou suposições incorporadas aos métodos de medições entre outros. Valor Médio: É a média aritmética das n leituras obtidas, definidas pela formula:
Valor Experimental: Um resultado experimental é indicado por um intervalo:
Materiais e Métodos
Materiais:
- Paquímetro, Micrômetro, bucha de nylon e esfera de aço inox.
Métodos:
- Foram medidos diâmetros interno, externo, espessura e altura da bucha utilizando paquímetro e diâmetro da esfera utilizando paquímetro e micrômetro.
Resultados Obtidos
Medidas da Bucha
Medidas da Esfera
Análise dos Resultados Como era esperado os resultados apresentaram variações dimensionais demonstrando que sempre se faz necessário obter o maior numero de valores para que o resultado seja o mais exato possível.
Conclusão
Com o encerramento do experimento pode-se avaliar que quanto menor o numero de amostras obtidas em um elemento maior será a