Relatório
Identificação do Aluno: Misterioso do bem
Data da Entrega: 13/05
Parte A
Academicismo Brasileiro
O Academicismo Brasileiro foi um período onde normas determinadas pela academia eram impostas para os artistas. Criado por Don João VI, foi um período que visava a inspiração de mestres estrangeiros para posteriormente seguir seu padrão estético, seguindo sempre seus fundamentos de ilusão da realidade. Suas principais características eram a perspectiva, perfeição da luz, das cores e das texturas dos elementos, além do claro e o escuro e a harmonia. Essas técnicas podiam ser aplicadas em diversos temas como, bíblicos, históricos, natureza-morta, paisagens e pinturas de nus que tinha que seguir a perfeição anatômica dos corpos.
Parte B
Identificação do Local:
Comentários gerais sobre a Pinacoteca
A Pinacoteca esta localizada no Largo General Osório, 66, próximo a Estação Luz. É possível visualizar diversas obras, tanto do seu acervo fixo quando de suas exposições temporárias. Algo que realmente impressiona é vasta diversidade de exposições, agradando a todos os públicos. Minha experiência foi muito interessante conhecendo diversos artistas e diversas formas que a arte pode se manifestar.
Parte C
Arte Acadêmica
Obra: Estudo de nu masculino.
Comentar 1 obra de uma das exposições: A representação, muito próximo do real, foi o que mais me surpreendeu, tanto nas cores, quanto nas suas dimensões do corpo.
Identificação da obra: A obra feita por Mário Villares Barbosa em 1905, utilizando a técnica do óleo sobre a tela foi desenvolvida nas dimensões 80 X 55.
Descrição da Obra: A obra é a representação de um nu masculino, onde o homem, com um largo bigode, encontra-se em pé segurando um pedaço de madeira.
Análise da Obra: é possível perceber claramente a perfeição das cores e da luz, o claro e escuro, a textura e a perspectiva localizada de um ângulo mais próximo ao chão.