Relatório
A Semana Científica da Faculdade R. Sá teve início no dia 23/05 a partir das 14h, com o credenciamento dos inscritos, a primeira palestra começou às 18:30h com o tema: “Capitalismo e políticas públicas: garantias de direito ou estratégia do Estado?” a ser ministrado pela palestrante Maria das Graças Silva.
No segundo dia (24/05) os trabalhos foram iniciados às 14h com a apresentação dos trabalhos científicos por parte dos alunos dos cursos disponibilizados na faculdade, todos em banner, a noite houve a palestra com o tema: “Ecologicamente correto ou economicamente viável: Sustentabilidade, um debate necessário.” Ministrada por Francisco de Assis Silva Araújo.
Já no último dia (25/04) a tarde houve a palestra com o tema: “Gestão do SUS: reflexão e desafios frente à política de saúde.” Com o palestrante Pascoal Gomes da Costa Neto, a noite houve os mini-cursos em quatro áreas: “O papel do advogado público para execução de políticas públicas”; “Política pública de saúde: os desafios do SUS na consolidação de direitos.”; “Sustentabilidade e as organizações.” e “Ferramentas de acessibilidades para sites de internet.”.
Maria das Graças inicia com o primeiro dos três pontos propostos: 1º) quando nós estamos pensando na sustentabilidade (no plano da ética), então estamos pensando no que queremos para nossa sociedade, para nosso grupo humano, o conjunto da sociedade. Mas há também os que veem apenas os interesses individuais, isso é o que gera um debate ético, o debate da sustentabilidade. Nós não temos o direito de tirar das sociedades futuras os meios e as condições para a reprodução das mesmas. Desde a conferência de Estocolmo, se tem o termo desenvolvimento sustentável, desde então a diversas reuniões ao redor do mundo sobre o como pode ser realizado esse desenvolvimento sustentável entre outros.
Hoje o que se discute muito o derretimento das geleiras. Todas as áreas de estudo mostram que o sistema atual de consumo é totalmente insustentável e