Relatório
Experimento 1: Em um tubo de ensaio foi colocado 4 a 5 gotas de cloreto de sódio (NaCl), e observou-se que era incolor, não mudando de característica. Quando adicionou 1 gota de solução de nitrato de prata (AgNO3) notou-se que mudou de cor, ficando branco. Formou-se, a partir de então a seguinte reação:
NaCl(aq.)+AgNO3(aq.) NaNO3(aq.)+AgCl(s) Após 30 minutos, formou-se um precipitado, no qual por ter baixa solubilidade em água foi o AgCl, uma vez que todo cloreto (Cl¹-), combinado com Ag¹+ são insolúveis em água.
Experimento 2:
Em um tubo de ensaio foram colocados os mesmos reagentes usados no experimento 1 (NaCl e AgNO3). Logo depois, foi colocado, gota a gota, de Hidróxido de Amônio (NH4OH), até uma mudança na reação, observada pela mudança de coloração. Com a adição de NH4OH a solução, que antes era esbranquiçada, foi ficando incolor. A reação do experimento 2, pode ser escrita da seguinte forma:
NaCl(aq) + AgNO3(aq) NaNO3(aq) + AgCl(S)
AgCl(s) + NH4OH(aq) AgOH(s) + NH4Cl(l)
Observou-se que os produtos formados são solúveis em água, uma vez que todo sal contendo NH4+ ou outro tipo de acetato são solúveis em água e toda base pertencente ao grupo dos metais alcalinos terrosos são parcialmente solúveis em água. Assim, o precipitado não vai existir, já que todos os produtos formados têm alta solubilidade em água.
Experimento 3 Em um tubo de ensaio foi colocado algumas gotas de cloreto de bário (BaCl2) e junto a este adicionou gotas de solução de sulfato de sódio (Na2SO4), formando a seguinte reação:
BaCl2 + Na2SO4 BaSO4 + 2NaCl O sulfato de bário, formado pela reação é insolúvel em água, pois todos os sulfatos