RELATÓRIO VISITA TÉCNICA ESTAÇÃO TRATAMENTO ÁGUA
ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA - FABRICA CAFÉ IGUAÇU
XI TURMA DE Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Prof. Eduardo Vicentin Morales
Disciplina: Proteção de Meio Ambiente
Grupo:
Danilo Monteiro da Silva – RA 1712659
Fernando Ap. de Souza Ferreira – RA 1723677
Rogério Feriato – RA 1725645
Wagner Nolli – RA 1724649
PROCESSO DE TRATAMENTO
DADOS:
Efluente Fabrica – Vazão: 48m3/h
Efluente Prensas (adensador) – Vazão: 12m3/h
Calha Parshall / Gradeamento (tratamento primário): sistema de remoção de sólidos grosseiros e tradicionalmente usado para medição de vazão em canais abertos de líquidos fluindo por gravidade. Porem a calha parshall da E.T.E está desativada.
Ela recebe os efluentes da fabrica provenientes de lavagens de piso, lavagens de tanques e equipamentos. Esgoto sanitário não vai para E.T.E. Recebe também os efluentes do Adensador.
Adensador (reservatório maior/volume maior): recebe o fluido com material insolúvel vindo da fábrica que contem borra de café. O material fica por um período maior decantando, depois vai para prensas tirar a umidade, separando material sólido que posterior irão para doação aos cafeicultores.
Decantador Primário: recebe os efluentes que passaram pela calha parshall e faz o processo de decantação, ou seja, faz a separação do material insolúvel. O material insolúvel/sólido vai para as prensas e o liquido segue para tratamento.
Caixa de Passagem: o sistema não está mais sendo utilizado na E.T.E. No passado servia para fazer adição de produtos/solução químicas e através de hélices fazia a mistura do liquido, basicamente para correção de PH. Isso para diminuir a mortandade dos microorganismos das lagoas.
Esta caixa de passagem está desativada pelo motivo de que o PH já foi corrigido pelos sistemas anteriores.
Tanque Homogeneizador: serve para uniformizar os picos de vazão, temperatura, concentração de carga orgânica muito alta, tudo isso para que os microorganismos não