Fichamento 1
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Curso: Administração Pública – 5º período Disciplina: Política II
Professor.: Hamilton Garcia
Aluna: Laira Thamys de Araujo Silva
Fichamento: Maquiavel – Vida e Obra
Referência
MARTINS, Carlos Estevam. MAQUIAVEL– Vida e Obra. Editora Nova Ltda, São Paulo, 5ª. ed., 1991.
Objetivo
O texto tem como objetivo apresentar o contexto histórico a qual o autor Nicolau Maquiavel vivenciou durante os anos que foi inspirado a escrever suas principais obras, dando destaque ao O Príncipe. Além de apresentar tópicos dedicados a desenvolver suas principais ideias.
Estrutura
O texto é dividido em tópicos que buscam apresentar de maneira clara e sintética a trajetória de Maquiavel e destacar suas ideias principais. Contando com a introdução, é possível observar 8 tópicos no texto.
No ano de 1513, Maquiavel encontrava-se exilado em uma cidade italiana chamada San Casciano. Foi neste momento em que encontrou inspiração para escrever sua obra O Príncipe, “que contém ensinamentos de como conquistar Estados e conservá-los sob domínio; em síntese, um manual para governantes.”. (p. 7; parág. 2)
Apesar de Lourenço II, o qual foi dedicado a obra, não ter seguido os conselhos de Maquiavel, sua filha Catarina de Médicis, rainha da França, soube aproveitar muito bem a obra.
O panorama político da Renascença italiana
A tirania já imperava em pequenos principados na Itália do Renascimento. A ilegitimidade do poder começava a gerar instabilidade e crises. “Esmagar ou reduzir à impotência a oposição interna, atemorizar os súditos para evitar a subversão e realizar alianças com outros principados constituem o eixo da administração”. (p. 8, parág. 2)
“A ausência de um Estados central e a extrema multipolarização do poder criam um vazio, que as mais fortes individualidades tem capacidade para ocupar.” (p. 8, parág. 2)
O capitalismo comercial já fazia parte da Itália durante os últimos séculos, seu desenvolvimento na península foi