Relatório Visita Senador Pompeu
O edifício funcionava como hospedagem no início do século XX. A tipologia dos cortiços era muito comum antes da reforma sanitarista de Pereira Passos. O edifício contava com 38 cômodos, onde os banheiros e tanques eram de uso coletivo, localizados no pavimento térreo. Na década de 80 do século XX, o Programa Novas Alternativas da Secretaria Municipal de Habitação recuperou o antigo edifício e entregou 23 unidades para famílias que moravam em diversas regiões do Rio de Janeiro.
Visita:
Na visita do dia 16 de abril de 2013 encontramos uma moradora que nos mostrou o edifício e suas instalações. A moradora contou que as áreas comuns são muito utilizadas por todos os moradores e que em alguns finais de semana são promovidas festas e almoços. O edifício é composto por apartamentos junto aos limites do lote e há um pátio central. No pátio continuam localizados os tanques de uso comum e a escada de acesso ao segundo pavimento. As circulações se dão no pátio e no corredor do segundo pavimento, que circula o pátio.
Visitamos o apartamento de uma moradora. O apartamento possui 3 cômodos: cozinha, banheiro e quarto. Apesar de ser muito pequeno, 3 pessoas dividem este espaço. A circulação de ar é um ponto muito interessante no conjunto. Apesar de um dia quente e ensolarado, o vento percorria o pátio e penetrava nos apartamentos por meio de aberturas presentes desde a inauguração no início do século XX e das janelas cerradas horizontalmente. A fachada do conjunto possui um acesso ao pátio e lojas voltadas para a rua Senador Pompeu.
Características:
É um edifício do início do século XX que adota o pátio como solução para a circulação interna dos habitantes, para ventilação cruzada e também para a questão da insolação. Possui 2 andares com atualmente 23 unidades habitacionais. Os principais materiais utilizados na construção são tijolos e telhado cerâmicos, pedra e madeira.