relatório visita aterro de paulinia
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
INFRAESTRUTURA URBANA
RELATÓRIO DE VISITA À ESTRE AMBIENTAL – PAULÍNIA, SP
SUMÁRIO
ATERRO SANITÁRIO
De acordo com a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o Aterro Sanitário é um aprimoramento de uma das técnicas mais antigas utilizadas pelo homem para descarte de seus resíduos, que é o aterramento. Modernamente, é uma obra de engenharia que tem como objetivo acomodar no solo resíduos no menor espaço prático possível, causando o menor dano possível ao meio ambiente ou à saúde pública.
Essa técnica consiste basicamente na compactação dos resíduos no solo, na forma de camadas que são periodicamente cobertas com terra ou outro material inerte.
Ainda que sendo o método sanitário mais simples de destinação final de resíduos sólidos urbanos, é a melhor solução no Brasil.
No caso de Campinas e região, todo o resíduo sólido não perigoso recolhido de residências, hospitais (somente se for descaracterizado), industrias (classe IIA), limpeza pública, comércio, construções civis, entre outros, são encaminhados para a cidade de Paulínia, no Aterro ESTRE.
Figura Fonte: http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res13.html
A INSTITUIÇÃO
A ESTRE, maior empresa de serviços ambientais do Brasil, foi fundada em 1999, com grande foco em gestão e valorização de resíduos, sendo a unidade de Paulínia iniciada em 2000.
Hoje, a empresa atende diversos estados brasileiros, entre eles São Paulo, Alagoas, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe, e ainda dois países da America do Sul, Colômbia e Argentina.
A unidade de Paulinia recebe cerca de 5 a 6000 toneladas de lixo por dia, que equivale a 7 vezes a quantidade de lixo produzido em Campinas.
Esse lixo pode ser usado de forma positiva, quando usados para gerar materiais reutilizáveis e como nova forma de combustível e energia.
A partir de uma usina localizada ao lado da