Relatório Técnico de Química Experimental - Misturas
É quase impossível encontramos elementos puros em natura aptos a realização de pesquisas sobre suas propriedades ou para quaisquer outros fins, então se faz necessária a separação de tais substancias. Como processos designados a essa tarefa podemos citar: a filtração simples, a centrifugação, a extração por solvente e a destilação, que serão descritos no decorrer deste trabalho. Antes da aplicação efetiva de tais processos de separação (a fim de apontar o mais apropriado) é preciso analisar o composto a ser trabalhado, assim classificando-o quanto ao número de substâncias que o compõe e quanto ao seu número de fases.
2 OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo demonstrar de forma escrita os processos de separação de misturas, realizados em laboratório por esta equipe e seus respectivos resultados subsequentes. É importante destacar a relevância deste relatório para a melhor compreensão da pratica experimental em laboratório.
3 FILTRAÇÃO SIMPLES
Visando a separação de sólidos e líquidos em sistemas heterogêneos é comum a utilização do procedimento de filtragem. Porém, vale ressaltar que esse processo tem aplicação restrita a partículas que o meio filtrante é capaz de reter.
3.1 MATERIAIS UTILIZADOS
Proveta;
Béquer de 100ml;
Suporte universal;
Papel de filtro;
Funil;
Anel para funil;
Bastão de vidro.
3.2 REAGENTES UTILIZADOS
Solução de CuSO4 (Sulfato de Cobre) 0,25M;
Solução de NaOH (Hidróxido de Sódio) 0,5M.
3.3 PROCEDIMENTOS PARA FILTRAÇÃO SIMPLES
a) Verter na proveta, 15ml de CuSO4 0,25M;
b) Verter em outra proveta, 15ml de solução de NaOH 0,5M
c) Após observar o aspecto da duas soluções, mistura-se cuidadosamente as soluções em um béquer de 100ml.
d) Preparar o aparelho de filtração simples.
e) Utilizar o bastão de vidro de modo a orientar o fluxo da mistura para o funil do aparelho de filtração.
3.4 RESULTADOS
A reação