Relatório Trilho de ar - Fisica Experimental
Determinar a aceleração de um corpo sobre a ação de uma força constante.
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA FÍSICO
No experimento foi analizado o movimento de um corpo sob uma superfície sem atrito e sob a ação de forças constantes .
Foram aplicados as leis de Newton, conservação de energia e movimento à aceleração constante. No primeiro instante tinhamos um carrinho deslizando se o atrito sob um trilho com a força constante sendo necessário calcular a sua aceleração.
Calculamos também a aceleração do bloco levando em consideração o torque entre a corda e roldana, devido ao atrito existente. No segundo e no terceiro problema precisou calcular a aceleração do mesmo carro deslizando sob o trilho com a ação de uma força constante e s em o atrito, só que agora com um ângulo de inclinação.
2.DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Equações de movimento a aceleração constante:
Supondo que uma partícula se mova com aceleração constante durante um determinado intervalo de tempo. Sabendo-se a velocidade instantânea no instante inicial deste intervalo, pode-se conhecer a velocidade em qualquer instante deste intervalo.
Sendo a a aceleração da partícula e v0 a velocidade no instante inicial t0 = 0, pode-se resolver a integral para obter a função velocidade em qualquer instante ''t'' pertencente a este intervalo: Conhecendo-se a posição da partícula no instante inicial, faz-se possível obter a sua posição em qualquer instante deste intervalo. Assim, representando x0 como a posição inicial da partícula, pode-se obter:
∆x = v0t + ½ at²
Há, ainda, a relação ∆x = vt - ½ at² , quando ocorre o desaceleramento do corpo.
Combinando os resultados obtidos nas equações, num instante qualquer do intervalo, a seguinte relação é válida: v² = v0² + 2a∆x
A 2ª Lei de Newton: ∑F = ma
A partir segunda lei de Newton e através de métodos matemáticos, pode-se fazer previsões (velocidade e posição) sobre o movimento dos corpos.
Qualquer