Relatório Topográfico
Nome: Mariana Campos Dantas Turma: EDI 2B
Disciplina: Topografia Data: 25/06/13
Introdução
A ciência que estuda todas as medidas de área e perímetro, localização, orientação e variações no relevo é a Topografia, as aulas dessa disciplina têm, em geral, capacitar os alunos a, no futuro, conseguir realizar as medições necessárias. No dia 24 de junho, à disciplina de Topografia, foi apresentada aos alunos do curso técnico de Edificações, uma atividade prática na qual deveriam medir a distância horizontal de um triângulo e seus ângulos verticais e horizontais.
Objetivos
O objetivo central é usar a estação total para auxiliar na medição de um triângulo (ABC), com seus ângulos horizontais e verticais, porém, o exercício também exige que os alunos façam cálculos para que descubram as distâncias de AC e BC.
Materiais e Métodos
Os materiais utilizados para a medição foram: a trena, o tripé, e a estação total. A primeira foi usada para a medição da altura do tripé ao chão (ponto A), o tripé, como suporte da estação total, e esta, para as medições de distância entre os pontos, e dos ângulos verticais e horizontais. O tripé e a estação total foram posicionados em dois pontos (A e C).
Quando posicionados no ponto A, a estação total foi nivelada, então foi medida a distância do ponto A ao B, que foi de 41, 498m, o ângulo vertical que B fazia com A, de 72°20’21’’, e o ângulo vertical deste que resultou em 92°06’43’’.
No ponto C, foi medido o ângulo vertical que o ponto B fazia com C, que foi de 74°20’36’’, e seu ângulo horizontal, 71°01’18’’. Em seguida, esses dados foram levados à sala de aula para que os alunos calculassem o resto das medidas de forma indireta.
Para que se calculasse os dados que faltaram, foi usada a lei dos senos e a soma dos ângulos internos do triângulo.
Resultados
Com todos os cálculos feitos,