Relatório tipos de escoameto

663 palavras 3 páginas
Relatório da 4ª prática Fenômeno de Transportes
Tipos de Escoamento

UBERLANDIA/MG
Introdução
Uma das consequências da existência da viscosidade num fluido é a variação da velocidade de escoamento das camadas de fluidos. Assim, as velocidades em dois pontos distintos, da mesma seção transversal de um tubo por onde o fluido escoa, serão diferentes. Um perfil dessas velocidades pode ser observado colocando-se corante em um líquido em escoamento.
O fluido em contato com a parede da tubulação está em repouso, sua velocidade aumenta com a aproximação ao eixo, onde atinge o valor máximo. A diminuição da velocidade, à medida que nos afastamos do eixo central, é produzida pela força de atrito tangencial entre duas camadas adjacentes do fluido que, por sua vez, é função do coeficiente de viscosidade.

Figura 1
Quando a velocidade do fluxo através de uma seção é máxima no centro e decresce segundo uma parábola até zero na camada adjacente à parede do tubo, o escoamento se diz laminar, como mostrado na figura 1
O número de Reynolds é uma grandeza adimensional que indica se o escoamento de um fluido é turbulento ou laminar. Para vários fluidos, o escoamento por um tubo de secção reta circular torna-se turbulento para Re >2400. Esse valor depende da natureza do fluido, do formato e da superfície interna do tubo de escoamento. (OKUNO, 1982).

Objetivo
Distinguir Visualmente a diferença entre os tipos de escoamentos: Laminar e Turbulento.

Materiais Utilizados
Para realização das medições, utilizamos a bancada de estudo MF2110, do laboratório de Mecânica dos Fluidos da UNIUBE – Rondon Pacheco, com os seguintes materiais:
Tinta Azul
Seringa

.

Procedimentos
Antes de dar início ao procedimento, iniciou-se uma discussão entre o professor e os alunos para obter uma melhor alternativa para que a distinção das formas de escoamento fosse visto de forma mais clara. A velocidade máxima do líquido com o registro da bancada totalmente

Relacionados