O desenvolvimento da Criança na E. Infantil.
O presente trabalho parte da proposta dos professores do 4° semestre de pedagogia da UNOPAR tendo como tema central o desenvolvimento da criança na educação infantil. Serão abordados a concepção de Infancia. A indissociabilidade entre o cuidar e o educar, duas tarefas tão distintas e que não devem ser separadas no contexto da educação. Abordaremos ainda o valor do planejamento, que é um norteador para o professor, o saber avaliar e sua importancia. Trataremos a respeito do ambiente alfabetizador, com a presença do Ludico, roda de conversa tão fundamentais para o desenvolvimento na educação infantil. o desenvolvimento na educação infantil
O tema infância nunca foi algo fácil de ser abordado, é, no entanto muito desafiador tentar entender uma criança em suas especificidades, seus limites e suas necessidades, olhá-la como agente principal na construção de sua própria história.
De acordo com Heywood (2005, p. 6) “Por muito tempo, os historiadores consideravam a história da infância e das crianças como indigna de ser estuda.” Acreditava-se que as crianças eram fruto do pecado, que não mereciam viver e que precisavam ser melhoradas.
A definição de infância no dicionário da língua portuguesa é: “período do crescimento humano, que [ abrange] do nascimento até a puberdade” (FERREIRA, 2004, P.1101). A concepção de infância que temos hoje é relativamente nova, haja visto que os significados e valorização da infância são compostos e modificados de acordo com a organização de cada sociedade.
Com o grandioso avanço na entrada das mulheres para o mercado de trabalho foi que houve também o crescimento cada vez maior de creches e pré-escolas, e, a partir da Constituição Federal de 1988 é que a educação infantil passou a ser direito da criança e dever do Estado. Nesta época, a educação ainda era apenas assistencialista.
Mais tarde, na busca de creches e pré-escolas em interligar cuidados á educação e às brincadeiras surge o RCNEI ( Referencial