nenhum
DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO
Marielza Oliveira*
Resumo
O paradigma do Desenvolvimento Humano Sustentável (DHS) surgiu como contraposição ao conceito de desenvolvimento enquanto sinônimo de crescimento econômico.
O DHS é um conceito amplo, multidimensional, que abrange meios e fins; justiça social e desenvolvimento econômico; bens materiais e o bem-estar humano; investimento social e o empoderamento das pessoas; atendimento das necessidades básicas e estabelecimento de redes de segurança; sustentabilidade ambiental para as gerações atuais e futuras; e a garantia dos direitos humanos — civis, políticos, sociais, econômicos e ambientais. Dentre as medidas utilizadas para mensurar o DHS, encontram-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o IDH Municipal (IDHM), o Índice de Pobreza Humana (IPH), o Índice de Desenvolvimento Humano ajustado por Gênero (IDG) e a Medida de Empoderamento de Gênero (MEG). Os Objetivos de
Desenvolvimento do Milênio (ODM) vêm complementar o paradigma, ao oferecer uma agenda social integrada para sua execução num horizonte temporal identificado, e com o acompanhamento da performance dos governos ao longo do processo.
Palavras-chave: Desenvolvimento Humano Sustentável, Índice de Desenvolvimento
Humano, Pobreza humana, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Metas do Milênio.
*Coordenadora da Unidade de Parcerias Estratégicas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD), no Brasil.
1. O PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SUSTENTÁVEL
1.1 O que é Desenvolvimento Humano?
Durante muito tempo, o pensamento dominante foi que desenvolvimento e crescimento econômico seriam a mesma coisa: bastava que uma comunidade produzisse riqueza, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), para ser considerada desenvolvida.
Acreditava-se também que o crescimento econômico “transbordaria” dos ricos para os pobres e que, por isso, bastaria atrair e incentivar