Relatório Termistor Eletrônica
Termistor
Objetivo Compreender o funcionamento assim como a versatilidade de aplicações do termistor por meio de testes de medição, sob diferentes condições de temperatura.
Material
1 – Termistor NTC 10KΩ
1 – Capacitor de poliéster – 100nF
1 – TRIAC 216-D
1 – Protoboard
1 – Lâmpada
1 – Multímetro analógico
Parte Prática
1) Testando o L.D.R.
Coloque na escala de Ω e meça o L.D.R.
Termistor
R(Ω)
Quente
OΩ
Frio
9KΩ
2) Monte o circuito:
3) Preencha:
Quente
Frio
Vl
0V
Vl
125V
Vm2-1
125V
Vm2-1
0V
VL.D.R.
12V
VL.D.R.
0V
4) Simulando defeitos:
a) Retire o capacitor. Explique
R: Sem o capacitor a lâmpada NÃO ACENDE sob nenhuma circunstância. Tal fato se deve ao componente estar originalmente conectado com o gate do TRIAC através do DIAC, sem a conexão, não ocorre o acionamento do TRIAC e, consequentemente, não ocorre o acionamento da lâmpada.
b) Retire o termistor. Explique
R: Sem o termistor, ao contrário do capacitor, a lâmpada ACENDE sob qualquer circunstância de temperatura. Isso se deve a retirada do parâmetro de funcionamento condicional do circuito (quanto a temperatura). Ou seja, a corrente flui diretamente ao DIAC que, por sua vez, satura o TRIAC e aciona a lâmpada.
c) Faça um curto no termistor. Explique
R: Com o curto a lâmpada não acende sob nenhuma circunstância, porque a tensão de disparo do DIAC não é atingida pelo fato do capacitor estar ligado com as duas vias da rede.
d) Faça um curto no M1 e M2. Explique
R: A lâmpada permanece ligada sob qualquer circunstância, pois o circuito se comporta como uma simples ligação entre a lâmpada e a rede, sendo os componentes restantes indiferentes.
Questionário
1) Desenhe um circuito que utiliza um termistor.
A função do circuito é alternar entre o dispositivo de aquecimento e os motores em paralelo. Para isto utiliza-se um metal para servir de condutor de calor; esta haste deve permanecer