Laser de diodo com cavidade estendida.
Os lasers de diodo apresentam grandes aplicações científicas nas áreas de metrologia, espectroscopia, óptica clássica e quântica; além de possibilitarem inúmeras aplicações tecnológicas nas áreas de informática, medicina e nas telecomunicações em geral. O uso de lasers de diodo em laboratórios de pesquisa está bastante disseminado, em decorrência da sua robustez e do seu relativo baixo custo, em se comparando com outros tipos de lasers do estado sólido, disponíveis comercialmente.
Este relatório objetiva descrever as atividades de construção e caracterização de um laser de diodo, emitindo no comprimento de onda = 780 nm, através do uso de uma cavidade externa ao laser, com a finalidade de obter uma maior estabilidade e uma melhor sintonização da freqüência emitida pelo laser, características estas essenciais para aplicações no laboratório de óptica não linear do Departamento de Física da UFRPE. A montagem deste tipo de laser exige a construção de circuitos elétricos de controle de temperatura e da corrente elétrica do laser; sendo que estes circuitos elétricos são alimentados por uma fonte de tensão, cuja construção também fez parte das atividades desenvolvidas neste projeto, durante o primeiro semestre da bolsa PIBIC.
A montagem do laser de diodo construído no laboratório, além de servir para a formação e o aprendizado do bolsista autor deste relatório, disponibilizará mais um laser a ser usado pelos professores e alunos do laboratório de óptica não linear do DF-UFRPE, permitindo diversas aplicações como na construção de uma pinça óptica, instrumento que captura e manipula objetos microscópicos utilizando a pressão de radiação da luz laser, bem como o estudo espectroscópico de átomos e materiais.
A construção do laser de diodo foi realizada no laboratório de óptica não linear do DF-UFRPE, em colaboração com o laboratório de Nano-Óptica do professor Leonardo Menezes e com o laboratório de Física Atômica da Professora Sandra Vianna, sendo ambos