Relatório sobre o filme Enawenê-Nawê: o banquete dos Espíritos
Centro de Ciências Sociais e a Educação
Fundação Carlos Gomes
Curso de Bacharelado em Música
Bruna Gonçalves Cabral
Relatório sobre o filme Enawenê-Nawê: o banquete dos Espíritos.
Belém
2014
Bruna Gonçalves Cabral
Relatório sobre o filme Enawenê-Nawê: o banquete dos Espíritos
Apresentação do relatório sobre o filme Enawenê-Nawê formulado para obtenção de nota parcial na Disciplina Metodologia Científica, cursada na 2ª Série do Curso de Bacharelado em Música da Fundação Carlos Gomes em convênio com a Universidade do Estado do Pará, turma 2 BAC.
Sob a orientação da Professora Elizabeth Lucena Rodrigues.
Belém
2014
RESUMO
O filme Enawenê-Nawê: o banquete dos espírtos, é um documentário feito por Virgínia Valadão, o qual traz um relato sobre o ritual Yãkwa, a cultura e espiritualidade dos Indígenas Enawenê-Nawê. Como eles veem a o ciclo da vida, sua origem e a relação de suas ações com a natureza. O documentário mostra como seus rituais são realizados e explica o mito de origem em que os Enawenê-Nawê acreditam.
Virgínia Valadão mostra as diferenças na filosofia de vida dessa tribo em comparação com as sociedades habitantes do “planeta mercadoria”. O filme aborda como essa tribo se preocupa em restaurar a natureza após realizarem seus rituais, gerando uma forma sustentável de vida, além de abordar as diferenças nos rituais espirituais.
Palavras-Chaves: Virgínia Valadão, ritual Yãkwa, Enawenê-Nawê.
INICIANDO O RELATO Os índios Enawenê-Nawê vivem no Mato Grosso, entre o cerrado e a floresta. Eles acreditam que antes, todas as pessoas viviam dentro de uma pedra. Um dia um