seminário barroco
Vamos iniciar a nossa apresentação
Agradecemos
antecipadamente a atenção de todos e todas.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE LETRAS E ARTES – FALA
DEPARTAMENTO DE LINGUAS ESTRANGEIRAS – DLE
DISCIPLINA: TEORIA DA LITERATURA I
PROFESSORA: FRANCISLI GALDINO
Deusimar de Oliveira Morais
José Sérgio Barros
SEMINÁRIO
PERÍODOS LITERÁRIOS: BARROCO
MOSSORÓ
2014.2
Barroco:
Conceito
Barroco é um termo que deriva do francês baroque e que permite fazer alusão a um movimento cultural e estilo artístico desenvolvido entre o século XVII e meados do século XVIII. Esse estilo abrangeu diversos ramos (a arquitetura, a pintura, a música, a literatura, etc.) e caracterizou-se pela ornamentação excessiva. O barroco, enquanto estilo predominante, sucedeu o renascimento e precedeu o neoclassicismo. Começou a tornar-se popular em Itália e propagouse logo até ao resto da Europa. O conceito de barroco foi assim alcunhado pelos seus críticos e foi usado em princípio com sentido pejorativo para fazer alusão à desmedida e à irracionalidade desses artistas.
O poeta italiano Giosuè Carducci, em 1860, adjetivou o estilo da época dos
Seiscentos, referindo-se às manifestações artísticas ocorridas a partir do ano de
1600, como sendo barroco. Então, apesar de não possuir características unânimes em todas as obras, o barroco passou a ser a denominação dos artistas e escritores da referida época.
O contexto histórico do Barroco
Após as Reformas Religiosas, ocorridas no século XVI, a Igreja Católica perdeu muito poder e espaço, no entanto, os católicos seguiam com a sua influência nos cenários político, econômico e religioso na Europa. O Barroco aparece neste contexto, expressando o contraste daquele período, como a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média e o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento. Os artistas barrocos foram patrocinados pelos burgueses, monarcas e pelo clero. O Barroco