Relatório sobre o filme avatar e seus aspectos científicos
O filme Avatar pode ser considerado uma ficção cientifica romântica, por conta do seu estilo futurista e as “doses” de um romance não tanto saturado pelo cinema, encanta pelos seus efeitos especiais, mas também utiliza de um tema usado exacerbadamente por filmes de ficção: a dominação de outra espécie e seu mundo, mas este não é o principal foco. O assunto principal são os aspectos científicos que cercam a temática do filme e como este é desenvolvido no enredo.
Na historia é mostrado aspectos já conhecidos e mistificados da ciência e seus representantes: como pessoas de jaleco, enfornadas dentro de um laboratório e sem vida, utilizando-se apenas de pesquisas quantitativas, e como as pesquisas que visem trazer benefícios para setores que lucrem com suas descobertas, são mais financiadas em todos os aspectos, ao contrario como no caso de pesquisas sociais que estudam mais aspectos subjetivos. Outra idéia que o filme emite é que o ser humano é capaz de tudo para conseguir dominar e subjugar aquilo ou aqueles que ele pensa que sejam inferiores a eles, não respeitando a cultura e a identidade, estas não são somente vistas em filmes, mas no cotidiano real só que são mais escondidos e divulga-se somente quando este atrai mais lucros para os veículos midiáticos.
Outro aspecto importante tratado no enredo é de como a ciência tem as aspectos positivos e que podem produzir projetos que melhorem a qualidade de vida das pessoas através das suas descobertas, dando-lhes novas expectativas de vida e como compreender o que nos cerca, um fato importante no filme que mostra claramente isso é o caso do personagem principal que fica paraplégico e com ajuda da doutora que esta a frente do projeto pode ter a possibilidade de sentir-se caminhando outra vez e prova também que a ciência é limitada.
Um aspecto que atrai a atenção é a maneira de como a pesquisadora trabalha utilizando hipóteses, delimitando seu tema de estudo,