Relatório sobre epi´s
Coordenação de Engenharia Civil
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Prática Interdisciplinares – 3ª Série
Profª.: Maryanne Evangelista dos Santos
RELATÓRIO EPI’s
Aluno: Leandro de Araujo Passos
Teresina, Abril/2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
DESENVOLVIMENTO 04
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
Atualmente, no dia-a-dia das empresas, os trabalhos são destinados à produzirem mais rápidos e serem mais eficazes. Dessa maneira, muitas vezes as questões relacionadas a segurança são ignoradas. O êxito de uma organização, não depende apenas de possuir melhores máquinas, funcionários bem treinados, tecnologia de ponta e boas instalações, a segurança de todos os empregados é fundamental para a obtenção de maiores índices de qualidade e produtividade, influenciando o sucesso empresarial.
A utilização de EPI’s é uma das formas de proteção, na construção civil é de extrema importância pelos vários riscos que o trabalhador está exposto em uma obra. Neste ramo de atividade, quando o empregado não utiliza os EPIs, é observada alta incidência de acidentes graves que muitas vezes causam incapacidade permanente para o trabalho, além de custos de tratamento médico mais elevados devido à gravidade dos ferimentos e/ou doença.
Além do uso dos EPI’s é importante também a proteção contra incêndio, antes e depois da construção, porem é um assunto um pouco mais complexo do que possa parecer. A primeira vista, imagina-se que ela é composta pelos equipamentos de combate à incêndio fixados nas edificações, porem esta é apenas uma parte de um sistema, é necessário o conhecimento e o treinamento dos ocupantes da edificação. Estes deverão identificar e operar corretamente os equipamentos de combate a incêndio, bem como agir com calma e racionalidade sempre que houver início de fogo.
DESENVOLVIMENTO
O Equipamento