relatório sobre a visita ao banco de sangue de Ribeirão Preto
Docente: Alessandra Targa Longo
Relatório sobre visita ao Hemocentro de Ribeirão Preto
Realizada no dia 29/10/2014
O Hemocentro de Ribeirão Preto tem a acreditação plena da American Association of Blood Banks, o que garante a segurança e a qualidade em toda a cadeia do sangue, envolvendo desde a captação do doador, seu atendimento, testagem e processamento do sangue até a transfusão, O hemocentro de ribeirão preto faz parte de um seleto grupo de hemocentros que tem acreditação internacional.
Especificações clinicas sobre a doação de sangue
O intervalo de doação para homens é 60 dias e para mulheres é 90 dias. Entretanto, recomenda-se que o homem doe até 4 vezes por ano e a mulher até 3 vezes por ano. O sangue doado, juntamente com as amostras colhidas para exame são encaminhados aos laboratórios. A bolsa de sangue colhida será fracionada nos hemocomponentes e ficará em quarentena aguardando os exames que serão realizados para as seguintes doenças:
HIV;
Hepatite B e Hepatite C;
HTLV I, II;
Chagas;
Sífilis. Quando se realiza a triagem clínica para definir quem pode ou não pode doar sangue, sempre se leva em conta ambos os envolvidos, que são o doador e o receptor. Desta forma, não devem doar sangue todas aquelas pessoas que possam apresentar alguma consequência da doação para sua saúde como por exemplo: pessoas anêmicas, pessoas com doenças cardíacas, pessoas com peso inferior a 50 Kg, mulheres grávidas ou lactantes. Também estão impedidas de doar sangue, todas as pessoas cujo sangue possa provocar alguma consequência no receptor, como por exemplo, pessoas expostas a risco acrescido de terem doenças passíveis de transmissão sanguínea como Hepatites, AIDS, Sífilis (que possuam parceiros múltiplos, usuários de drogas endovenosas e seus parceiros sexuais), pessoas em uso de medicamentos que possam provocar consequências em fetos de mulheres grávidas como Isotretinoína (medicamento para acne), Etretinate e