Relatório sobre rendimento de geradores elétricos
Relatório Sobre Rendimento de Geradores
Augusto
Anápolis
26 de Agosto
Objetivo
Descrever e analisar um experimento com a montagem de um transformador de baixa tensão construído no laboratório. Coletando vários dados a respeito do seu funcionamento com multimedidores e calculando a potência de entrada e saída em situações distintas o seu rendimento pode ser mapeado e discutido.
Introdução
Para a transmissão de energia elétrica são necessárias altas voltagens, no entanto, essas voltagens não podem ser fornecidas diretamente por um gerador, seja ele de corrente alternada ou corrente contínua. Os maiores geradores das usinas fornecem voltagens em torno de 10000 V, sendo assim, para se realizar as transmissões de energia é necessário elevar significativamente os valores das voltagens fornecidas pelos geradores.
Se o gerador fosse de corrente contínua, não teria condições de resolver esse problema, pois um elevador de tensão, ou seja, um transformador, não funciona com corrente contínua. Mas com corrente alternada fica fácil resolver esse problema. É necessário ter em mente que antes que a voltagem chegue até os centros consumidores ela precisa ser reduzida para então ser distribuída, pois não é vantajoso para o consumidor receber altas tensões. Dessa forma, utilizam-se dispositivos denominados de transformadores.
O transformador, representado esquematicamente na Figura 01, é um aparelho estático que transporta energia elétrica, por indução eletromagnética, do primário (entrada) para o secundário (saída). Os valores da tensão e da corrente são alterados, porém, a potência, no caso do transformador ideal, e a freqüência se mantêm inalterados.
Inventado em 1831 por Michael Faraday, os princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday-Neumann-Lenz e da Lei de Lenz, onde se afirma que é possível criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é