Relatório sobre os agentes responsáveis pela transmissão genética
Relatório sobre os Agentes responsáveis pela transmissão genética
Relatório elaborado por Joana Vieitas nº14 12ºO
Professor: João Matias
Sintra, 8 de Janeiro de 2014
Índice
1. Introdução
2. Agentes responsáveis pela transmissão genética
3. Células Germinais
4. Ovo
5. Cromossoma
6. Genes
7. ADN
8. O genoma humano
1- Introdução
Na aula de Psicologia, no dia 6 de Janeiro de 2014, demos início a uma nova matéria: os agentes responsáveis pela transmissão da genética. Este relatório além de abordar a matéria em si, irá também apresentar algumas questões que os meus colegas colocaram ao professor e às quais este respondeu de uma forma explicita. O relatório apresentará também alguns esquemas, que serão explicados, para simplificar um pouco a compreensão desta matéria.
2- Agentes responsáveis pela transmissão genética
Ao darmos início ao estudo da compreensão do ser humano são levantadas algumas questões às quais damos mais importância ao facto de os caracteres que nos definem como ser humano serem aqueles que nos distinguem das outras espécies vivas, e o facto de as nossas semelhanças representarem a união de seres da mesma espécie não nos impedindo da individualização das nossas diferenças.
No entanto, o ser humano é dependente, a nível de património genético, das suas gerações anteriores pois foi-nos transmitido aspectos ou características hereditárias.
Hereditariedade: A hereditariedade é um conjunto de processos biológicos que permitem a transmissão de características dos pais à respectiva descendência. Alguns destes processos permitem explicar o porquê de algumas semelhanças como por exemplo: entre avô/neto e entre pai/filho. Todos nós recebemos uma herança genética, que nos é transmitida na totalidade, mas no entanto nem tudo se torna visível.
Genética: A genética é a parte da