RELATÓRIO SOBRE: EDUCAÇÃO INFORMAL E NÃO-FORMAL
CHAUI, Marilena. CONVITE A FILOSOFIA. 6ª edição São Paulo. Ático. 2009
Marilena de Sousa Chaui nascida em Pindorama, 4 de setembro de 1941 é professora e historiadora de filosofia. É filha do jornalista Nicolau Alberto Chaui e da professora Laura de Sousa Chaui. Foi casada com o jornalista José Augusto de Mattos Berlinck, com quem teve dois filhos – José Guilherme e Luciana. Atualmente é casada com Michael Hall, historiador e professor da Unicamp. Além de extensa produção acadêmica, Marilena também publicou livros paradidáticos de filosofia, voltados, sobretudo para o público jovem ou não especializados. Seu livro O que é Ideologia (Ed. Brasiliense, Coleção primeiros passos) tornou-se um Best-seller e vendeu mais de cem mil exemplares, bastante acima da média dos livros vendidos no Brasil. Foi Secretária Municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992. Continua ligada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e considera que a experiência à frente da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo foi de extrema importância para tornar o trabalho ainda mais sintonizado com a realidade e os problemas nacionais.
No texto de Marilena Chaui são tratados diferentes temas, que retratam sobre a educação, a infância, a família, a socialização, os meios de comunicação e seus efeitos perante a sociedade em geral.
A educação informal é realizada na família como primeiro espaço de transmissão da cultura, e se estende no convívio social, nos meios de comunicação e entretenimento. Caracteriza-se por não ser intencional ou organizada, mas casual, exercida a partir das vivências, de modo espontâneo.
Na educação não-formal os modelos de aprendizagem não se confundem com a educação formal, que é oficial e deve cumprir exigências legais, mas se assemelha a ela pela intenção explícita de educar, muitas vezes usando recursos metodológicos para sua realização.
Segundo a professora Maria Glória Gohn a educação não-formal se dá por meio