Relatório sobre células procariontes
Docente: Maria Julia Nardelli
Discentes: Hugo Leonardo Silva Batista José Milton da Costa Júnior Lalyciane Menezes Lima Karen Oliveira Sobral Nicolly dos Santos Vieira
Introdução:
Procariontes são organismos unicelulares e que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Ex.: Bactérias, vírus, fungos e algas azuis.
As bactérias são células procariotas e o seu DNA forma normalmente uma estrutura circular, a qual não tem qualquer tipo de camada envolvente (envelope nuclear). Podem reproduzir-se de modo autônomo e também são capazes de recolher e mobilizar energia do meio.
As estruturas de uma célula procariota são: Cápsula, parede celular, membrana plasmática, flagelo, pilus (fimbria), citoplasma, ribossomos, área nuclear (nucleoide), plasmídeos, inclusões, endósporos.
Materiais:
Microscopio
Lâmina
Laminula
Célula Bacteriana
Espermatozoide
Corante
Metodos:
Primeiro passo: Preparou-se a lâmina com as células bacterianas.
Segundo passo: Colocou-se a lâmina no microscópio para a observação.
Terceiro passo: Preparou-se a lâmina com espermatozoides.
Quarto passo: colocou-se a lâmina no microscópio para a observação.
Resultado:
Na primeira imagem, vimos células bacterianas gram positivas, em formato de bolas, são os cocos. Quando se juntam formando uma especie de cacho de uva, são chamadas de stafilococos.
Na segunda imagem, vimos de novo células bacterianas gram positivas, cocos, só que agora se juntaram em forma de corrente formando os streptococos.
Na terceira imagem, vimos bacilos e streptobacilos.
Na quarta imagem, vimos espermatozoides e suas estruturas, tais como: Cabeça, flagelo, mitocrondias e acrossoma.
Conclusão:
Neste relátorio, conseguimos diferenciar com mais clareza, a diferença entre uma célula