Relatório rolamentos e corpos rígidos
Relatório I: Empuxo.
Objetivo: Analisar experimentalmente o comportamento do peso de um corpo submetido a empuxo variável e, assim, medir a densidade de materiais sólidos utilizando o princípio de
Arquimedes.
Modelo Teórico: Pelo Princípio de Arquimedes: Todo Corpo mergulhado em um fluido sobre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado. O Empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. A resultante de todas as forças não é nula e está dirigida para cima, é assim é representada a ação do empuxo sobre o corpo. Podemos calcular a ação do empuxo pela reação entre ele e a densidade no qual o corpo está imerso:
,
Onde g é a gravidade, ΔV o volume deslocado e ρ é a densidade do líquido.
Modelo/Procedimento Experimental:
Foram colocados, primeiramente, 135mL de água em uma proveta graduada. Com uma balança, medimos a massa da proveta com o líquido que nela foi inserido, resultando em uma massa inicial de 253,3g.
Depois disso, medimos a variação da massa em função da variação do volume deslocado a cada 10 mL, coletamos assim, dez pontos que estão todos contidos na Tabela ao lado.
Conclusão:
Os dados obtidos experimentalmente foram lançados no programa Origin, obtendo o gráfico Massa em função do Volume (MxV), onde o coeficiente angular do gráfico representa ρ do líquido, sendo 1,00845±0,006 g/cm³. Tínhamos um ρ teórico do alumínio de e encontramos um ρ de , que coincidem entre si, ou seja, nosso experimento foi realizado com sucesso.
Gráfico 1