relatório restaurante popular
São Unidades de Alimentação e Nutrição que têm como princípios fundamentais a produção e a distribuição de refeições saudáveis, com alto valor nutricional, a preços acessíveis, para pessoas em situação de insegurança alimentar.
Os Restaurantes Populares além da atividade de produção e distribuição de refeições, devem desenvolver outras atividades de desenvolvimento social e geração de emprego e renda, caracterizando-se como uma estrutura multifuncional dentro da perspectiva do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. A gestão dos Restaurantes Populares é responsabilidade do poder público local.
3.1.2-História
O primeiro restaurante popular do Brasil foi implantado em belo horizonte, ainda nos anos 50, por iniciativa do então governador Juscelino Kubitschek, destinado a atender pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e trabalhadores de baixa renda, por um preço acessível.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), de 2014, atualmente existem 89 Restaurantes Populares em funcionamento no Brasil, distribuídos em 73 municípios brasileiros.
3. 2 Planejamento de cardápios
O planejamento de cardápios é realizado de maneira a atender a especificidade do local e usuários.
Primeiramente, para elaborar, planejar um cardápio ou uma dieta, deve se o estudar a população a que se destina. (SILVA &BERNARDES, 2002).
De acordo com (REGGIOLLI, 2000)
O cardápio faz parte da imagem do serviço; é através dele que se atende à expectativa dos clientes e dependendo do grau e do aspecto na sua elaboração poderá ou não se obter sucesso no empreendimento.
Na visão de Barreto (2003):
Todo cliente ao entrar em um restaurante, espera, satisfazer desejos de ordem física e emocional de modo que os cardápios devem vir ao encontro das necessidades. Para tal devem despertar a atenção do cliente, apresentando uma variedade de pratos compatíveis com seus gostos.
Portanto para a elaboração de