Relatório Reações Quimicas
INTRODUÇÃO
Os fenômenos químicos, também chamados de reações químicas, são as transformações de uma ou várias substâncias em relação a seu estado inicial que dão origem a novos compostos, que aparecem com outras características no estado final. São processos comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, a mudança de cor ou cheiro, a formação de precipitados, o enferrujamento.
Devido sua diversidade, as reações químicas são classificadas de acordo com as características dos processos ocorridos em cada uma delas. Uma dessas classificações é de Reação de Dupla Troca.
A reação de dupla troca ou de dupla substituição ocorre quando dois compostos reagem, permutando entre si dois elementos e dando origem a dois novos compostos.
OBJETIVO:
Observar atentamente o que ocorre na reação de dupla troca; escrever a equação química envolvida no experimento; indicar qual a substância insolúvel formada.
MATERIAIS:
• Solução de Nitrato de Prata (AgNO3);
• Solução de Cloreto de Sódio (NaCl);
• Tubo de ensaio;
• Conta gotas.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1. Transferiu-se para um tubo de ensaio uma pequena quantidade de uma solução de cloreto de sódio 1M;
2. Foi adicionado a esta solução algumas gotas de solução de nitrato de prata 1M;
3. Observou-se a formação de um precipitado insolúvel na solução resultante.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A equação química envolvida no experimento é:
NaCl + AgNO3 -> NaNO3 + AgCl
A mistura da solução de cloreto de sódio (NaCl) com a solução de nitrato de prata (AgNO3) resulta em uma solução de nitrato de sódio (NaNO3) e um precipitado branco e insolúvel de cloreto de prata (AgCl).
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a reação de dupla substituição entre as soluções de NaCl e AgNO3 ocorre facialmente, possibilitando observar a formação da substância insolúvel cloreto de prata,