Relatório Química
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA
QUÍMICA ANALÍTICA – QUI010
BRENDA RODRIGUES MIRANDA - 25245
LEONARDO SOUZA PATRÍCIO - 21049
RODRIGO ANDRADE AFFONSO - 25840
SEPARAÇÃO DOS CÁTIONS MAGNÉSIO, CÁLCIO, ESTRÔNCIO E BÁRIO / DETERMINAÇÃO DO TEOR CÁLCIO
ITAJUBÁ – MG
07 DE MAIO DE 2013
Sumário
1. OBJETIVO 3
2. INTRODUÇÃO 3
1. OBJETIVO
a) Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais e identificar elementos químicos metálicos (Bário, Cálcio) pelo teste da chama.
b) Determinar de maneira indireta ânions presentes em alguns sais.
c) Determinar a fórmula de um sal desconhecido utilizando métodos empíricos
2. INTRODUÇÃO
A análise química é um método de investigação utilizado tanto na ciência como em situações ordinárias do quotidiano. A Química Analítica Qualitativa tem por finalidade identificar os constituintes presentes numa amostra de um dado material.
Os sais são compostos sólidos em que íons positivos (cátions) ligam-se eletrostaticamente ou ionicamente a íons negativos (ânions). Além dessa interação iônica, um certo número de moléculas de água pode participar da cristalização, através de uma interação do tipo íons-dipolos permanentes.
Assim, a fórmula geral de um sal resulta:
CaAc ⋅ x H2O
Cc+– cátion de valência iônica c+; Aa– –ânion de valência iônica a–; a e c – quantidades de cátions e ânions e x – número de águas de hidratação.
Determinar a fórmula de um sal significa, portanto identificar os cátions, os ânions e o número de águas de hidratação. O EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético) além de ser um agente quelante que forma diversos complexos estáveis com íons metálicos, é um ácido que pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação, que são quatro ânions carboxalato (COO-) e através de dois N. Foi usado na segunda guerra mundial como